Post?
O que é?
Certamente que já sabe o que é um “post” .
Seja num blog ou nas redes sociais, as publicações são elementos que atraem e fazem o público interagir, conhecer, descobrir, entreter-se, compartilhar, etc.
Podemos dizer que “post” é todo o conteúdo que é publicado na internet e que isso é um dos pilares essenciais nas estratégias de marketing digital.
A publicação, pode ter vários formatos. Saber qual é o formato mais adequado para as várias plataformas, fará total diferença nos resultados obtidos, seja em texto, imagem, video, audio ou tudo junto.
É necessário conhecer os vários tipos, exemplos e medidas para elaborar e publicar o seu conteúdo.
Postar é fazer uma publicação de um conteúdo que foi previamente elaborado, para uma determinada plataforma ou rede social, seja para entreter, atrair visitantes/leads/clientes, divulgar um produto, aumentar o engajamento etc.
A origem da palavra “post”, deriva da palvra “póstes”.
Sim, esses de iluminação e energia elétrica.
O ato de colar anúncios em póstes ficou conhecido como postagem. A palavra foi abrasileirada já que “post”, se tornou uma palavra universal por causa da internet.
Existem várias plataformas e, para cada uma, corresponde uma grande diversidade de tipos de “posts” que podem ser utilizados em estratégias distintas.
Por exemplo, enquanto nas publicações das redes sociais, são geralmente, mais focadas no entretenimento, os blogues são mais utilizados para atrair “leads”, nos motores de busca.
Para elaborar as suas estratégias de forma mais assertiva convém conhecer os principais formatos de postagem.
Os posts para blog são utilizados em diferentes formatos, as possibilidades aqui são quase infinitas.
As postagens desse tipo são muito utilizadas em estratégias de Marketing de Conteúdo, onde os conteúdos são produzidos para atrair leads/clientes.
Os temas dos posts de blogues são geralmente, diretamente ou indiretamente relacionados com a área de atuação de uma empresa.
Os posts, dentro do Marketing de Conteúdo, procuram sanar dúvidas do público-alvo, com o intuito de atraí-los para o Website e convertê-los em clientes.
Os blog posts também são bastante utilizados no Marketing Digital em geral, como para fortalecer o SEO do Website, aumentar a conversão, fortalecer a marca e identidade da empresa etc.
Um post de 520 palavras é um conteúdo escrito relativamente curto, adequado para “blogues”, redes sociais, artigos informativos ou até textos institucionais.
Geralmente segue uma estrutura organizada para manter o leitor engajado e transmitir a mensagem de forma clara.
Título Chamativo (10-15 palavras)
Deve captar a atenção e indicar o tema do “post”.
Exemplo: “Como Criar um Site Responsivo e Personalizado para Melhorar a sua Presença Online”
Apresenta o tema e desperta interesse.
Pode incluir uma pergunta, estatística ou problema relevante.
Exemplo: “Hoje, um site responsivo é essencial para qualquer negócio. Com tantas opções disponíveis, como criar um design único que se destaque”
Aqui, o tema é explorado com argumentos, exemplos ou explicações.
Pode ser dividido em subtópicos, listas ou parágrafos curtos para facilitar a leitura.
Exemplo:
A Importância do Design Responsivo
Personalização: “Como Tornar o seu Website Único?”
Nomear em resumo, opções de ferramentas para desenhar e criar um Website Profissional.
Pode incluir uma chamada para ação (CTA), como: “Agora que você entende a importância de um site personalizado, que tal dar o primeiro passo e criar o seu?”
Este formato mantém o texto objetivo, envolvente e otimizado.
O tamanho do texto vai variar de acordo com o teor da publicação mas lembre-se que em redes sociais menos é mais. Tente não utilizar mais do que 150 caracteres.
No caso de vídeos, a não ser que você esteja a fazer uma transmissão “live” acrescente uma legenda que resuma do que consta o vídeo, é importante, seja breve.
Seja direto ao ponto e despertar o interesse do público em poucos segundos ou, o seu seguidor vai procurar outra coisa para ver.
Então, tente colocar tudo o que for importante no seu “post” ou até mesmo no seu perfil.
Fale com o seu seguidor, é que quando você fala a mesma língua que o seu público, há uma maior identificação em relação ao seu trabalho. Isso gera mais engajamento, como likes, compartilhamentos e conversão, que no final de contas é o que importa.
Podemos então dizer que todo o conteúdo publicado na internet é um “post”.
Agora que já sabe o significado de “Post”, e a variedade dos vários tipos, releia, veja se ainda tem alguma dúvida.
by Eduardo Godinho
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